Doença de Parkinson


É a segunda mais comum doença degenerativa do sistema nervoso, ou seja, ocorre morte de neurônios de forma progressiva e localizada.


Na DP, as principais células envolvidas são as produtoras de uma substância chamada DOMAMINA. É caracterizada principalmente por redução da velocidade e amplitude dos movimentos, tremores que geralmente acontecem em repouso, rigidez e alteração do equilíbrio postural. A doença geralmente manifesta estes sintomas dos MOVIMENTO após os 50 anos de idade, porém pode ocorrer antes dos 21. Em muitas pessoas, anos antes de apresentar estas clássicas alterações, pode surgir diminuição do olfato, distúrbios do sono, sintomas depressivos, alterações do ritmo intestinal... Há casos de doença familiar, porém são raros.


Considera-se que existam milhares de genes envolvidos que, quando se somam seus efeitos aos fatores ambientais, podem ser responsáveis pela doença. Portanto, não significa que filhos de pacientes com DP irão apresentar necessariamente a doença. O tratamento baseia-se no controle dos sintomas motores e na tentativa de "proteger" os neurônios restantes, com o objetivo se desacelerar o processo degenerativo. Procure um Neurologista Clínico para o acompanhamento especializado.

Neurologista Goiania - Dr. Thiago Calzada

8 visualizações

Todos os Direitos Reservados - Dr. Thiago Calzada | Neurologista CRM 15298