Todos os Direitos Reservados - Dr. Thiago Calzada | Neurologista CRM 15298

Webboard S-Marketing

Medo dos remédios


Em geral, os “tarja vermelha” não causam dependência ou viciam. O que acontece é que muitas pessoas deixam de tomá-los por conta própria, sem a indicação de interrupção do médico e assim passam mal, pois não estavam no momento certo e não fizeram de maneira correta, levando a sensação errada de que estão “viciados”.


Podem ocorrer em algumas pessoas náuseas, sonolência, tonturas, boca seca, mas geralmente apenas nos primeiros dias, comumente diminuem e até desaparecem com o tempo. Mas aí é que entra em cena o bom e especializado acompanhamento médico: ele irá tentar escolher o medicamento mais adequado ao seu perfil, orientar horários de tomada, informar sobre os efeitos e ensinar como minimizar as reações desagradáveis, deixando assim o início do tratamento mais confortável.


Já os “tarja preta” tem sim um potencial capacidade de causar dependência, dependo da dose e tempo de uso. Seguindo a mesma premissa, deve-se sempre analisar qual é o melhor medicamento para cada paciente e, no caso destes, utilizar no menor tempo possível, tendo assim segurança na sua utilização. Portanto, o adequado sempre será fazer uma avaliação com o médico especialista pois haverá mais garantias que o mesmo tem experiência em lidar com as medicações e desmistificar estes estigmas sobre as medicações psicotrópicas.


Neurologista Goiânia - Dr. Thiago Calzada

0 visualização